se considerarmos que cometi meu primeiro negócio – uma banca de feira onde vendia frango e miúdos de boi – com apenas 13 anos, podemos dizer que tenho mais de 30 anos no ramo etílico gastronômico, atuando em vários segmentos. esse blog? diversão (ou tortura média) pra ti, trabalho (divertido) pra mim. aliás, sou craque em diversas atividades não remuneradas, taí uma especialidade.
mas só faço o que gosto, disso não abro mão. se não me identifico com a proposta oferecida, recuso a bagaça educadamente. acho que a quantidade de convites indecorosos recebidos quase toda semana renderiam um bem humorado livro. até sociedade de bar com picanha e cerveja gelada em piracicaba já me propuseram. e o número de gente que pensa em abrir comigo um bar especializado em negroni? admito que por algumas vezes é um tanto difícil não responder com ironia.
aí ocorreu que há duas semanas recebi um email – boa forma de aproximação, odeio receber direct em vias sociais por parte de quem nunca vi na vida pra escrever sobre negócios – de alguém no rio de janeiro. a carta eletrônica passava mais ou menos a seguinte mensagem:
“Ô J! Sou do Rio de janeiro e quero saber quanto é sua consultoria completa, passagem inclusa. Abração do Marcelo!”
a primeira coisa que pensei foi: puxa, que bom que ele pagará passagem, né? valha-me! mas, sempre partindo da ideia da boa educação, o respondi:
olá, marcelo.
há alguns tipos de assessoria, algumas possibilidades. eu precisaria de mais detalhes para orçar o custo do trampo. por que não fazemos assim? combinamos uma data em que nossas agendas coincidam, você manda passagem aérea e hospedagem de duas noites em hotel médio em algum lugar razoável que não seja a barra da tijuca – que nem considero como rio de janeiro – e nos reunimos por um período de 2 a 4 horas, quando você poderá apresentar seu projeto e qual é a ideia de minha participação nele. se eu me identificar com o trabalho, te passo o orçamento completo em dois dias. claro que te respondo de qualquer forma.
muito obrigado pela lembrança e um abraço,
j.
você respondeu? nem ele.
Paulo Tomasi says:
Com este novo blog estou podendo saciar a carência de novidades do youtube! Ah e como é bom poder ler textos bem escritos e sem pirotecnia, realmente um alento nesse mundo de instagram. Parabéns pela empreitada JB.
29 de February de 2020 — 07:50
Zé says:
Se aceitasse hospedagem na barra poderia ter conseguido o freela…
29 de February de 2020 — 12:10
jb says:
prefiro ir a osasco.
29 de February de 2020 — 12:33
Mauricio says:
J! Só não entendi essa da Tijuca. Achei que vc gostava de lá ou não considerá-la Rio de Janeiro foi um elogio ?
29 de February de 2020 — 21:33
Juliano says:
Tijuca e Barra da Tijuca são bairros diferentes, e pelo que sei, são opostos.
1 de March de 2020 — 12:46
Geraldo Machado says:
Esse texto me deixou com uma pulga atrás da orelha: quantos anos você tem, JB?
5 de March de 2020 — 13:02
Mitolo says:
IHuum, que perguntinha estranha….sei não, hein
6 de March de 2020 — 00:25
Gustavo says:
Uma resposta profissional, que espantou um curioso sem intenção e proposta alguma.
11 de March de 2020 — 12:57