fbpx

Boteco do JB

Menu Close

não se encapsule

acordar, dar comida pro cachorro, passar um café e vir pra frente do computador atualizar esse diário, na maioria das vezes sem assunto predeterminado. essa tem sido minha rotina matinal.

o exercício da caça do assunto do dia é difícil, mas o café sempre é de boa qualidade e moído na hora. geralmente tenho dois ou três tipos à disposição. o de hoje foi selecionado pela juliana ganan, comandante da tocaya, grande torrefadora brasileira.

também frequento cafeterias e bebo café em restaurantes que se importam com a bebida. a minha cobrança com a qualidade do produto varia de acordo com a proposta do comércio. não espero, por exemplo, beber num restaurante médio algo tão bom quanto num lugar especializado nesse tipo de serviço.

o que não significa que tenho tolerância pra café de cápsula. quando esse lixo entrou em cena o mercado era outro, inclusive em termos tecnológicos. não existia, por exemplo, boa máquina automática à disposição. então em vez de investir num profissional + maquinário grande e complexo optavam pela cápsula, que pelo menos saía sempre igual. dependendo do tipo de operação, isso era compreensível, apesar do péssimo gosto.

mas hoje temos máquinas automáticas que ocupam ainda menos espaço que as odiáveis navinhas espaciais cuspidoras de cápsulas bosta.

também é mais barato trabalhar com bom café vindo de agricultura familiar. servir produto decente dá mais lucro, isso se você não aceitar patrocínio dessas empresas filhas da puta. tem curiosidade em saber de onde vem tanta verba? pois siga o caminho do dinheiro e se enoje.

ou seja, hoje não existe motivo algum que justifique servir café de cápsula nem no posto de gasolina, quanto mais num restaurante com pretensão dita gastronômica. espaço, logística, lucro, nada. não se ganha nada, a não ser que tenha algum interesse escuso envolvido.

sem contar que café espresso nem sempre é a melhor opção. felizmente o que não falta na atualidade é lugar que oferece excelentes opções de café coado, inclusive armazenado em garrafas térmicas manêras. o tempo derruba preconceitos um a um.

não compactue com quem não se importa com você e ganha rios de dinheiro em cima de atividades suspeitas que resultam num produto lixo.

diga não ao café de cápsula.

© 2020 Boteco do JB. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.