fbpx

Boteco do JB

Menu Close

mar de goiabeiras

o governador de são paulo promete reabertura gradual do comércio a partir da próxima semana, com direito a funcionamento de shoppings, por mais ridículo que pareça a ação. será que a hora é a mais adequada pra isso?

afinal, quem é que vai querer comprar sapatos agora?

mas o problema vai além. vivemos num país de imensa desigualdade social, onde a tão necessária quarentena tornou-se um fenômeno burguês, já que o mais humilde não tem lá muita escolha, não.

acontece que obrigar a camada mais frágil da população a sair pra pegar uma condução lotada pra servir a casa grande não resolve o problema, muito pelo contrário.

quer dizer, a não ser que você seja um genocida, como demonstra o atual ocupante do palácio do planalto. o prefeito de são paulo infelizmente também parece mostrar disposição pra honrar seu infame sobrenome. hoje ele fará uma declaração, duvido que saia algo bom da sua boca.

estamos na contramão da humanidade e a história será implacável com os atuais governantes. mas quantos mais precisarão morrer pra isso?

há pouco mais de 100 anos foi construído às pressas o cemitério da goiabeira, na lapa, com o propósito de enterrar mais de 14000 vítimas da crise espanhola.

os tempos são outros e não deveríamos passar por isso de novo. até porque a pandemia surgiu num continente distante e passou por vários lugares antes de aportar aqui. um governo com o mínimo de competência tomaria as devidas providências de defesa para o estrago ser menor.

já morreram dezenas de milhares de pessoas e ainda estamos longe do pico da pandemia.

quantos cemitérios mais teremos que construir para enterrarmos nossos mortos, vítimas de uma política genocida?

agora parece comum morrer por conta do vírus mais de 1000 pessoas por dia, fora os óbitos não registrados. perdemos a capacidade de nos chocar. o horror se tornou cotidiano.

mas, tudo bem. a partir da próxima semana teremos à disposição shopping centers para empilharmos cadáveres nas praças de alimentação.

© 2020 Boteco do JB. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.