a ideia do canal no youtube nasceu nos idos de 2014, com a pretensão de entrevistar mário sérgio pontes de paiva, luís carlos miele e waldir peres, o único goleiro que nunca abriu mão do espetáculo, pro bem ou pro mal. os dois primeiros morreram sem ter o desprazer de gravar um papo comigo.
acabou que nos atrasamos e fomos ao ar apenas em 2015, da maneira atrasada e atrapalhada que caracteriza o canal até hoje.
somos amadores, porém honestos e limpinhos. embora nunca tenhamos descartado patrocínio, jamais faria propaganda para produto que não consumo, daí a consequência é que muitas portas se fechem, o processo é natural.
uso por vezes o plural nessa postagem porque uma porrada de gente colabora com trampo a troco de pinga e amizade. até porque gastamos mais nas gravações do que ganhamos nessa tal de monetização.
o áudio é uma bosta e chegamos a ficar meses sem atualizar o canal, além do conteúdo ser uma zona, verdadeira torre de babel. fazemos tudo ao contrário do que manda a cartilha do google. mas nos divertimos um bocado e disso não abrimos mão.
assim como também não fazemos concessão à liberdade de criação de conteúdo. aliás, estendo tal filosofia de trabalho a todas outras mídias que administro, incluindo os livros e esse próprio blog. honestidade intelectual não é mérito, mas sim obrigação.
também não pedimos like, nem pra tocar o sininho, coisa e tal. defendo a tese de que engajamento é como a cortesia naquele velho botequim. não se pede, se conquista. não seja o bebum chato implorando pela saideira no balcão de fim de noite. se não ganhou é porque não mereceu.
mesmo assim, atingimos o improvável número de 200 mil inscritos naquela pocilga.
as outras mídias também caminham. a trancos e barrancos sigo atualizando diariamente esse balcão virtual e nesse ano ainda devo lançar o quinto livro, se as circunstâncias assim permitirem.
falta dinheiro, mas sobra diversão. além de ser uma válvula de escape e torta maneira de manter a sanidade mental nesses dias tão difíceis.
registro aqui meu muito obrigado a todas pessoas que tem a paciência de me acompanhar, seja lá onde for. parafraseando o para-choque, te desejo o dobro do que deseja pra mim.
se puder, fique bem você também.
Elaine Gordinha says:
JB, eu sei que não tem nada a ver com o que você escreveu, mas o senhor apoiaria a candidatura do Marco Aurélio Cunha para a presidência do SPFC?
4 de June de 2020 — 13:17
jb says:
sim.
4 de June de 2020 — 13:20
P.C says:
JB, uma dúvida: suas derrotas são um sucesso, ou seu sucesso são uma derrota?
4 de June de 2020 — 19:19
Carla says:
Julinho, e as lives das 18h? Parabéns pelos 200.
4 de June de 2020 — 19:21
Zeno Bocardo Pereira says:
Vou contar aqui a história bem resumida de como conheci o Canal Boteco do Jota Bê e consequentemente o próprio Jota Bê, o qual sou um fã contumaz.
Trabalho com restauração e rango já faz algum tempo e na crise 2015/2016 eu vi as vendas caírem vertiginosamente. Até então eu só conhecia ou procurava informações de cozinheiros estrelados e muitos vídeos sobre o assunto no próprio youtube, além do óbvio da mídia gastronômica em geral, que tem o dom de ignorar as verdadeiras coisas boas, se é que você me entende.
Com a queda nas vendas me bateu aquele desespero e pensei: que tal vender um produto que ninguém vende? Pensei, pensei… Acarajé! Vou aprender como se faz e vou tentar uma temporada de acarajé pra dar uma mexida na clientela. Daí vou pro youtube procurar receita de acarajá e BUM! Caí no vídeo do Jota Bê invade o Tabuleiro do Acarajé, das maravilhosas irmãs Fátima e Miri de Castro!
A partir do vídeo do acarajé minha vida gastronômica mudou do Chapinha pra um Carménère classudo ou um Negroni clássico, como queira. Foi um verdadeiro festival de conhecer pessoas maravilhosas como Talitha Barros, Tainá Marajoara, as próprias irmãs Castro mais maínha e o irmão que me entupiu de deliciosa batida de cambuci, Neide Rigo, Nina Horta, André Barcinski e muitos outros nomes e pensamentos da verdadeira culinária!
Eu me divirto e aprendo com o Canal Boteco do Jota Bê!
Um brinde aos 200 mil querido Jota Bê!
4 de June de 2020 — 20:41
Cássio de Oliveira Almeida says:
Parabéns JB, 200 mil num “mercado” tão brutal, sem fazer jabá por produto que não consome, indo aos trancos e barrancos, gastando mais do que ganha, não é pra qualquer um e é de se comemorar mesmo. Siga, que nós te acompanhamos. Abraço
5 de June de 2020 — 10:49
Edgar says:
Mandei um comentário ontem que não foi publicado. Deve ter se perdido pelo caminho. Mas, como a ocasião exige, reitero meus parabéns pelos 200 mil inscritos entre os quais me incluo. Deixo claro, porém, que eu gosto mesmo é dos seus textos. Parafraseando pobremente Ruy Barbosa, vulgar é escrever, raro é fazê-lo com honestidade.
5 de June de 2020 — 11:39