fbpx

Boteco do JB

Menu Close

pra viagem

não sou assim o que podemos chamar de apreciador de comida delivery. e acho que jamais serei, mesmo morando sozinho e sendo meio preguiçoso. a maior parte dos rangos não foi pensado pra viajar.

a pizza, por exemplo. não tem sentido algum tampá-la com papelão assim que ela sai do forno e levá-la pro rolê em seguida. é inevitável que até as ditas boas cheguem em estado deplorável na sua casa. na melhor das hipóteses, é outro produto. mas usar eufemismos como esse pode ser uma perigosa maneira de eliminar o raciocínio crítico.

existe solução, alternativa ou coisa que o valha?

pra mim, é simples. pastas árabes frias para noites quentes e esfihas fechadas para as noites frias. o líbano salva, armênia e síria também, entre tantos outros. viva a imigração!

claro que manter a geladeira com o mínimo de ingredientes de sobrevivência ajuda um bocado, mas não é disso que estou falando. escrevo aqui sobre o conforto de receber uma comida pronta na sua casa.

e ontem, noite chuvosa dominical, me peguei com uma preguiça danada de cozinhar e muito mais de sair de casa.

não sei se tem algo a ver com a doença degenerativa da qual sou portador, mas tenho andado ainda mais saudosista que de costume. e me lembrei de uma adolescência lapeana na qual a tal da pizza delivery foi peça fundamental de guerrilha.

daí pedi uma de boa calabresa com queijo aceitável. gorjeta de 20 conto pra compensar a viagem do entregador que veio debaixo de chuva torrencial. ainda desci pra pegar a encomenda com uma garrafa de serra das almas que eu estava disposto a presenteá-lo e perguntei com jeitinho se ele bebia, mas me respondeu que não, por causa da igreja, coisa e tal. nem tentei o convencer do contrário, não é a primeira vez que perco pra jc.

ao abrir o papelão umedecido, logo contemplei aquele disco morno e molenga. exatamente o que queria. apesar do alto preço cobrado, o delivery da braz não se deu ao trabalho nem de fazer a marca do corte, o que rendeu um trampinho inesperado, especialmente porque não uso talheres pra comer pizza. mas tá limpo, a coroei com generosas doses do azeite em lata que guardo escondido na despensa e mandei tudo pra dentro como deve ser. tarefa cumprida.

você sai da lapa, mas a lapa não sai de você.

em gastronomia a única coisa contra a qual é impossível argumentar é sua relação afetiva com comida. nunca deixe ninguém te tirar isso.

© 2024 Boteco do JB. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.