assim como gostamos dos lugares certos pelos motivos errados, também derrubamos presidentes por razões suspeitas.
pra entender o brasil atual, é necessário estudar o processo de impeachment aplicado sobre fernando collor de mello, que abriu um precedente horroroso pro golpe dado em cima de dilma roussef. aliás, se admitirmos que foi aplicado um golpe nela, é preciso aceitar que o filho de arnon sofreu processo parecido.
ou pior, se analisarmos os fatos com a devida frieza. afinal, não é todo dia que um chefe de estado é deposto por um fiat elba.
o meu texto preferido desse blog deve ter sido o menos lido e divaga sobre a trajetória política do meu collor preferido, o primeiro ministro do trabalho, aquele que chamamos de lindolfo. não basta estudar o golpe sofrido por seu neto fernando pra entender a conjuntura política do país, mas sim a história da família inteira, passando especialmente pela carreira de seu pai arnon.
mas tem muito mais coisa, como os conchavos políticos do super influente leopoldo, o ciúme de pedro e até o restaurante breguíssimo do sobrinho de fernando. assunto não falta, os collor são os nossos kennedys.
fato é que nunca houve um desgoverno com tantos absurdos quanto o do genocida eugenista que ocupa o palácio do planalto. até fernando collor tem agido com bom humor nas redes sociais, estado de espírito esse que nunca foi assim o seu forte.
outro fato é que nossa república não é forte e poucos presidentes terminaram seus mandatos. lembrando que dilma sofreu um golpe no segundo e que fhc comprou sua reeleição de maneira vergonhosa ainda no primeiro.
mas o ponto do texto é: o que tirará o genocida do palácio do planalto? as apostas estão abertas.
Sidnei oliveira says:
JB, quem acredita em comunismo / socialismo não tem moral para falar de política. Qualquer pessoa com 1 neurônio na cabeça não leva a sério uma crítica vindo de um cara que frequenta o mst, acha Manuela Davila alguém digna de respeito e acredita que Dilma sofreu golpe. Política é assunto de adulto, sujo não pode falar de mal lavado.
13 de May de 2020 — 12:05
Guto says:
Pouco espaço pra tanto que poderia ser respondido. Mas vamos lá:
1) vivemos em uma democracia, então todos podem, sim, falar sobre tudo (embora só se deva falar sobre o que se conhece). Quem manda outros calarem a boca é autoritário (ou presidente);
2) quem acredita em comunismo é o atual presidente, cujo combate é sua principal bandeira. Inimigo criado e imaginário para esconder a incompetência para os problemas reais. “Criamos problemas e vendemos soluções”;
3) embora finalisticamente a queda da Dilma tenha sido uma opção melhor do que continuar um governo à deriva, o golpe se deve à falta de justificativa jurídica (as tais “pedaladas” sempre foram aceitas e em grau muito maior);
4) admitindo, conforme dito, que haja um “sujo” (PT, MST, Manuela…) falando de um “mal lavado” (Bolsominion), que tal escolhermos, logo aí na frente, alguém mais “limpo”???? Ou será que cidadão aí votou no Bolsonaro ainda no 1° turno?
13 de May de 2020 — 13:24
Sidnei Oliveira says:
Guto, votei no Bolsonaro em primeiro e segundo turno para evitar qualquer chance de um governo de esquerda chegar próximo ao poder novamente, era na última eleição o único voto possível.
Tenho várias críticas ao Bolsonaro, mas ver pessoas de esquerda com esta hipocrisia toda é irracional. Só me faltava agora a esquerda achar que sabe o que fazer para o bem do Brasil (quem respeita o desprezível, despreza o respeitável).
Sobre a Dilma é só ler o processo na íntegra que será possível encontrar todo o embasamento para o impeachment. É a propósito pedaladas não foram a única razão, fora o fato de não ser justificável já terem ocorrido em outros mandatos, não é só porque um assassino não foi preso que todos os outros devem ser inimputáveis.
E concordo, vamos escolher mais limpos no futuro. Mas lembre-se pessoas de esquerda não são contra o genocídio, só querem que o genocida seja o seu.
13 de May de 2020 — 14:00
Guto says:
Sem perder tempo mostrando os outros erros (não há tempo, nem espaço), o fato é que não há nada que justifique um povo eleger alguém como Bolsonaro, mas muito, muuuito menos votar nele no 1° turno. É a prova da escolha consciente, livre e…vergonhosa. Há razões para criticar o PT (e não votar em seu candidato), mas nenhuma para votar em Bolsonaro. Ninguém pode se dizer surpreso com o que está acontecendo. “As conseqüências vêm depois”. Estão chegando. Uma certeza eu tenho, morrerei com a alma limpa por jamais ter votado em alguém como Bolsonaro.
13 de May de 2020 — 15:04
Sidnei Oliveira says:
Guto, interessante seu argumento, mas eu não concordo, existia uma única razão para votar em Bolsonaro em primeiro turno: o voto estratégico, os demais possíveis bons presidentes não tinham quórum mínimo para chegar no segundo turno (por culpa deles mesmos, demoraram muito tempo para comecar a construir eleitorado) então desta forma votar neles, acabaria colocando um candidato de esquerda no segundo turno, o que seria o fim do Brasil, tente imaginar um segundo turno entre Haddad e Ciro por exemplo… e olha que os mesmos possíveis bons presidentes continuam errando e não construindo eleitorado desde já, e chegarão em 2022 sem chances novamente.
13 de May de 2020 — 15:33
José Roberto says:
Guto, boa tarde, espero que esteja bem.
Entendo que houve justificativa jurídica suficiente, o que fez com que os que antecederam a ex presidente Dilma não tivessem que passar por um processo de impeachment mesmo tendo praticado as mesmas “pedaladas”, foi o fato de terem se mantido com boa governabilidade e maioria “saudável” na câmara e senado. Em suma, todos os ex-presidentes cometeram crimes de responsabilidade e poderiam ter enfrentado um processo de impeachment. Porém vejo o impeachment muito mais como um processo político do que jurídico.
Não costumo entrar nesses embates, mas esse é um tema que me interessa bastante e vejo que tem um bom potencial para uma discussão saudável.
* Em tempo, lamentável o comentário feito pelo Sr. Oliveira
13 de May de 2020 — 14:57
Guto says:
Pra finalizar. Alguém dizer que votou no Bolsonaro no 1° turno por falta de opção, além de uma hipocrisia sem tamanho, é estratégia de quem quis (e quer) ele, mas tem vergonha de admitir. Tenho amigos que já estão se valendo disso, desqualificado todo e qquer possível candidato, para continuar com o Bolsonaro (que é o que querem de verdade). Dória? Ciro? Amoedo? Huck? Serra? Meirelles? Moro? Caiado? Qquer um? Tanto faz. Nenhum vai prestar pra quem tem a cabeça feita. Não adianta. Esperam quem??? Santo Agostinho? É fácil arranjar desculpa. Qualquer semelhança com Alemanha dos anos 30 não é mera coincidência.
Votei em branco no 2° turno. Mas esse erro não cometo mais. Seja quem for, uma coisa é certa: “ELE NÃO”.
13 de May de 2020 — 16:29
Sidnei oliveira says:
Guto, não espero Santo nenhum, sou realista, não acredito em virgem do bordel, espero alguém que não seja bandido em primeiro lugar e quem sabe em muitos anos de evolução consigamos eleger um bom gestor público, mas está não é a realidade do Brasil.
Respeito o seu voto em branco, mas não me sinto tranquilo em fazê-lo, prefiro ter de quem cobrar é não só a quem criticar. De verdade acahava o Amoedo uma opção razoável, entre o que tínhamos, mas ele errou e tentou construir seu eleitorado 3 meses antes da eleição e está errando de novo.
13 de May de 2020 — 16:51
André Hartel says:
Sidnei fala em ‘…espero alguém que não seja bandido em primeiro lugar…’ e vota num cara apoiado pública e notoriamente pela maior máfia miliciana do Rio de Janeiro. É muita hipocrisia!!
13 de May de 2020 — 19:14
Sidnei oliveira says:
André, se tiver qualquer miliciano que se investigue e prenda todos, inclusive o presidente, seus filhos e quem quer que tenha cometido qualquer crime, não sou fiel a pessoas sou fiel a ideais. Na eleição passada, o voto ou era no Bolsonaro ou na esquerda comprovadamente criminosa, os demais não tinham possibilidades, que tenhamos melhores opções na próxima.
13 de May de 2020 — 20:48
Isabela Raposeiras says:
Não sei se ficou claro, mas foi o Guto que pedi em
Casamento, viu rapazes? 😉
14 de May de 2020 — 08:05
André Hartel says:
Não é verdade que a escolha resumia-se ao PT ou ao Bozo. Havia opções em ambos os lados do espectro. Votou no Bozo quem pensa como ele, quem age como ele, ou seja, toscamente em todos os sentidos.
15 de May de 2020 — 21:10
Isabela Raposeiras says:
Casa comigo?
14 de May de 2020 — 08:04
Guto says:
And I rest my case. Tentador Isabela. Uma pergunta: o que você acha de um café e um cohiba?
Resposta para: gutoctp@yahoo.com.br
14 de May de 2020 — 12:53
Fábio says:
sidnei, você é a favor de deixarmos UM MILHÃO E MEIO de pessoas morrerem, porque o governo não quer gastar o dinheiro que pagamos de impostos pra segurar a economia? o que te fez sentir tanto ódio? quanto tu entra nas tuas redes sociais o que tu anda lendo? tenta seguir algumas coisas que Jesus nos deixou, amar ao próximo, devemos defender nosso povo, e nao os políticos, o governo tem dinheiro, mas eles querem deixar pros bancos, use tua inteligência e fique do lado de quem defende os que mais precisam
13 de May de 2020 — 13:41
Sidinei oliveira says:
Fabio, não tem ódio nenhum não, apenas desprezo por hipocrisia.
Quanto a usar “dinheiro público” para salvar a economia, é o caminho com cautela agora meu caro, porém, primeiro é importante entender o conceito de dinheiro público, ele NÃO existe! Governo não gera riqueza, quem gera somos nós trabalhadores e o governo somente administra e muito mal por sinal, desta forma se o dinheiro já gerado for usado sem uma produção de riqueza efetiva uma hora ele acaba, a inflação vai nas alturas, o desemprego cresce e o mais pobre que queremos defender sofre mais e morre no final, não tem conto de fadas. Esse papo de imprimir dinheiro é ilusão de quem age de má fé, imprimir títulos da mesma riqueza só aumenta o preço das coisas, é lógica, não política.
Sou cidadão, não eleitor do fulano de tal, para mim que se lasque o Jair, só quero que quem estiver lá trabalhe por nós de forma racional e honesta e se não for assim que seja condenado a pena de morte.
Quanto aos bancos, também não sou banqueiro, sou cliente de banco e só.
13 de May de 2020 — 14:16
Queiroz says:
Quem não tem moral para falar de política é quem vota num político de quinta categoria sabidamente corrupto que nunca fez nada pelo bem comum e desde que chegou à presidência está mais preocupado em proteger a prole bandida do que em governar de verdade. E outra: comunismo, de fato, nunca passou de utopia. É o mesmo que dizer que o capitalismo é o sistema econômico mais eficiente e justo que existe.
13 de May de 2020 — 18:14
Airton Guedes says:
O cara disse que gostou do Amoedo, mas nem assim votou nele e preferiu o Bolsonaro. Aí não tem candidato mesmo pra fazer frente. E quer vir com historinha. Que figura. Vade retro Bozo.
13 de May de 2020 — 20:48
Sidnei oliveira says:
Airton, não votei no Amoedo porque como disse ele errou e não construiu eleitorado, logo chegou na eleição sem chances, precisa ter estratégia para eleições e votos.
13 de May de 2020 — 20:56
Sidnei Oliveira says:
Queiroz, na eleição passada Bolsonaro não tinha nenhum crime de corrupção imputado a ele e ainda não tem, somente reclamações de coisas que ele havia falado, se tiver agora, sou a favor da pena de morte em casos de corrupção. Sobre comunismo e utopia recomendo ler o “Livro negro do comunismo” ou simplesmente o “Decálogo de Lênin” e comparar com o que mundo que vê ao seu redor.
13 de May de 2020 — 20:54
Rodrigo says:
é triste ver que o mundo nunca se recuperou de tamanha maldade e escuridão que nos assolou no milênio passado, a era da informação trouxe luz sobre os problemas que a gente tinha, mas fechava os olhos, precisamos de união, de alguma forma, que atualmente não pode sequer ser física, e tentar trazer luz pra essas mentes que estão tomadas e afundadas na escuridão
13 de May de 2020 — 13:33
Gilberto says:
Sério jb? É patético ver um cara que acha o mst a oitava maravilha do mundo, falar em genocídio. Movimento esse que invade propriedades PARTICULARES que eles mesmos julgam improdutiva, isso eu nao vejo vc cara pálida dizendo aqui, estranho né. Autoritário quase nada né e quantas vidas foram ceifadas nessa guerra que o mst trava com fazendeiros, mas isso o senhor não fala. Só vem falar bosta aqui, vc é muito patético nem sei o nome q dou a vc. Vai no kintaro q é melhor.
14 de May de 2020 — 23:38
Elisangela says:
Nada, para sua tristeza.
E quando for chamar eleitor do Bolsonaro de gado, lembre-se: somos todos gados, só muda o rebanho.
Um bando de apassivados, aceitando todo tipo de cabresto e achando que falar bobagem na internet destila saber.
13 de May de 2020 — 13:55
Marcos Antônio says:
Bom dia.
Esse post é sério? Ou o JB está novamente com seus momentos de comédia? Misturar política como culinária é se aproveitar de instantes de atenção. Esqueça o que acontece no quintal do congresso, pois, vc não entende e não está preparado para entender o que acontece com quem vive de dinheiro público. A culpa da falta de informação, conhecimento e incapacidade de eleger pessoas íntegras não é do presidente, governadores e demais políticos. É nossa e dos gananciosos corruptos, nós por preguiça de erguer as mangas por um país melhor e eles sedentos por poder e dinheiro fácil. Enquanto os ignorantes brigam em nome da democracia, os canalhas se deleitam com os tolos que os criaram.
14 de May de 2020 — 10:05
Reinaldo Corsi says:
Sidnei Oliveira não adianta explicar, estes não entendem, vivem de histórias da carochinha… o autor é de esquerda e a maioria do público dele também, não se desgaste eles não entendem. Pule para o post que fale de comida…
14 de May de 2020 — 16:12