fbpx

Boteco do JB

Menu Close

viva a livraria de rua

sou semianalfabeto digital, quem montou o design desse blog foi um amigo muito querido e paciente. talentoso que é, o fez exatamente do jeito que pedi. nessa semana ele incorporou um aplicativo que faz com que eu veja facilmente as estatísticas de audiência e me explicou com bastante calma os detalhes da simples operação. estúpido e previsível que sou, claro que não consegui fazê-lo. minha mídia preferida é o livro físico mesmo. curioso que quem me abriu as portas pra começar a escrevê-los foi meu antigo blog.

mas, falando nisso, ontem tive boa reunião com o valente editor santista que publicou edifício tristeza e a mão que balança o copo. achamos bastante razoável que lancemos ainda nesse ano meu projeto de livro de receitas e que os escritos desse ano nesse sítio sejam revisados e transformados em livro pra 2021. acho um bom plano. não deve ser sucesso comercial, mas o que mais importa pra mim é fazer o que gosto.

também falamos um pouco sobre a amazon, que hoje é minha maior cliente e de boa parte dos escritores. a relação leonina com as editoras é muito parecida com a situação imposta pela cultura e saraiva que resultou na falência de muita gente honesta e pequena.

se primeiro trocaram os livreiros por tijolos, agora gente escrota usa a tecnologia pra tentar matar a literatura.

mas não conseguirão.

porque começa a pipocar em tudo quanto é canto interessantes livrarias de rua e prevejo que em 2020 o livro será o novo vinil. o que é bom, independente da provável moda. quanto mais leitoras e leitores, melhor.

mora num lugar que não tem acesso a esse tipo de comércio e quer comprar ajudando um mercado que realmente pensa em ti? simples. compre pelo site das próprias editoras ou nas tais livrarias pequenas. em algumas delas dá até pra ligar e realizar sua própria encomenda. quando foi que esqueceram que o aparelho telefônico também permite esse tipo de operação mais simples e de melhor gosto que a famigerada selfie?

nesses tempos tão sombrios, o livro é das maiores resistências que uma civilização pode ter.

menos armas, mais livros.

© 2025 Boteco do JB. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.