fbpx

Boteco do JB

Menu Close

esse sargado é de queijo?

tenho rebolado mais que rita cadilac no carandiru, pra atualizar minhas mídias, pra quem sabe até bancar o sustento cuja despesa proporcionada, cá entre nós, nem é tão alta. mas fato é que alguns poucos afegãos chegam ao cúmulo de dizer ando meio nutella.

pois bem.

nutella nada mais é que uma marca de creme de avelã com cacau e leite comercializada desde 1962. um dos ingredientes que dá liga ao creme é o óleo de palma, acusado pela autoridade europeia para a segurança dos alimentos (efsa) de provocar câncer, pelo alto teor de poluentes liberados quando submetido a temperatura superior a 200 graus. acontece que, embora alguns supermercados italianos chegassem a atitude desequilibrada de tirar o produto de suas prateleiras, em nenhum momento isso ocore feijoada.

no brasil o óleo de palma é mais conhecido como azeite de dendê. até onde sei, a temperatura ideal pra fritar acarajé também não alcança o calor do fogo do inferno. mas, se a histeria pega no brasil, salvador decerto entra em guerra civil. e, diga-se de passagem, com a mais absoluta razão.

além do mais, não precisamos da indústria para fazer o creme. conversando nessa semana com o grande amigo e confeiteiro de renome internacional flavio federico, foi fácil chegar à conclusão de que é possível chegar num bom resultado com receita caseira da casa. inclusive ele mesmo se dispôs a gravar em vídeo um singelo tutorial sobre o assunto, o que logo deve ser feito e devidamente subido no canal de gastronomia pós punk mais próximo de você.

também estou em negociação com uma pessoa que faz uma deliciosa coxinha pra gravar outro vídeo pra mim. o propósito é o mesmo. foco na comida, não nesse tipo de apelido. não seria mais daora se voltássemos a chamar os engomadinhos em questão de mauricinhos e patricinhas? deixemos o nobre sargado fora dessa, pô!

sou do tempo em que quem conhecia comida xingava a superestimada coxinha do frangó por ser um sargado de segunda com recheio de frango processado e que discutíamos sobre a decadência dos sargado do veloso, embora a qualidade do molho de pimenta não tenha caído.

se for pra brigar, gastemos energia com as coisas certas. e deixemos a boa mesa fora disso. os tempos estão cada vez mais difíceis e acho que atender esse pedido nem é tão difícil.

só não vale fazer fondue de coxinha com nutella porque pra tudo há um limite! e que o dono do paris 6 não leia esse parágrafo.

respeita os sargado!

© 2020 Boteco do JB. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.