fbpx

Boteco do JB

Menu Close

13 anos

ontem fez exatos 5 anos que lancei meu primeiro livro, publicado por uma editora fodona que não se interessou em publicar o segundo.

nele conto um pouco da história da minha família com o cenário da feira livre dos anos 80 de fundo.

dráuzio varella deu uma olhada no escrito durante o processo e chegou a ter a generosidade de dar preciosa dica pro seu início, sugerindo que eu apresentasse a feira antes de jogar o leitor no duro mundo das personagens. segui a risca e deu muito certo, era o que faltava pra fechar o livro.

infelizmente a publicação não atingiu a expectativa de vendas da editora, o que me fez trilhar por outros caminhos onde escrevi mais 3 livros, um deles em coautoria com um grande amigo tijucano, aquele que pratica a boêmia diurna.

não satisfeito com a sequência de publicações que não interessam a muitos, nesse ano pretendo lançar o quinto livro, com receitas, crônicas e ilustrações, em homenagem à saudosa amiga nina horta, cronista gastronômica preferida e cozinheira formidável.

as ilustrações serão de outro grande amigo, que me ajuda numa par de coisas, inclusive no design desse sítio e também do anterior. o incrível rótulo da minha cerveja? ele que fez.

fato é que sempre andei bem acompanhado. quem conhece os prefácios dos meus livros bem sabe disso, assim como as fotos do livro de receitas de drinques.

o livro de receitas crônicas em princípio era pra ser lançado no mês que se inicia no dia de hoje, mas a quarentena adiou os planos. adiou e mudou, já que estou vivendo com a reserva que seria destinada para a tour de divulgação, que passaria por pelo menos 8 cidades.

mas quem é que vai querer ficar na fila de autógrafos de um autor médio durante uma pandemia?

tudo bem que nunca houve assim grande aglomeração nesses eventos que promovo, mas é preciso se prevenir.

não ser um enorme sucesso de público significa que estou num nicho e não tem o menor problema em ser segmentado, pelo contrário. grande audiência não é sinônimo de qualidade. paulo coelho, paris 6 e claudia leite estão aí pra provar isso.

o site também segue no ar, atualizado diariamente, apesar da ameaça de processo de gente ruim. enquanto tiver forças e a justiça permitir, continuarei produzindo o que faço desde 2007, doa a quem doer.

e fica aqui meu muito obrigado a todas pessoas que me prestigiam há 13 anos. já ganhei – e perdi – muito dinheiro em outras atividade mais rentáveis, mas hoje faço o que gosto. e sem vocês isso não seria possível.

a derrota é certa, mas pelo menos a gente se diverte. parafraseando darcy ribeiro, eu detestaria estar ao lado de alguns vencedores.

© 2024 Boteco do JB. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.