fbpx

Boteco do JB

Menu Close

1 x 1

a passagem do cometa halley foi o segundo acontecimento mais importante do ano para os adolescentes da rua lauro müller, na vila hamburguesa, subdistrito lapeano.

só perdeu para a copa que mais me encanta até hoje, mais até que a de 82. zico bichado, sócrates absolutamente fora de forma, goleiro azarado, esquadrão nascido para perder. de vez em quando revejo brasil x frança, jogo que considero como um dos melhores de todas as copas. claro que talvez esteja errado, talvez minha rasa análise não passe de mero reflexo da nostalgia de uma decadência romântica.

voltando pro cometa, a real é que aquilo foi muito papo pra pouca visão, pelo menos na rua onde jogávamos bola com tanta devoção quanto alguns jogadores daquele ano tinham pelo copo cheio.

o foco na carreira de goleiro amador fez com que a frustração por não ter visto o cometa fosse menor. para o bem do futebol, abandonei as luvas pouco tempo depois, mas o cometa ficou na cabeça. prometi pra mim mesmo que em sua próxima passagem estarei vivo e inteiro pra ver direito essa porra, apesar de estar com quase 100 anos em 2061.

uma vez jovem, esqueci da promessa e pensei que não seria possível chegar nem nos 40. pensei em várias mortes possíveis, todas memoráveis para a história da humanidade.

claro que a vida seguiu seu previsível curso e isso não aconteceu. o que reavivou o projeto de ver o cometa.

a conta da meia-idade chegou com extra de obesidade mórbida e esclerose múltipla, mas tenho a impressão de que se conseguir passar por isso, o inverno da vida será mais de boa.

isso se a pandemia não me pegar. acho que ninguém contava lidar com esse tipo de problema.

tenho me cuidado, ficado em casa, saído o mínimo possível com o cachorro e até no mercado tô evitando ir. mas ontem fui garimpar bons tomates – raridade no centro paulistano – e um garoto espirrou em cima de mim, no corredor dos queijos industrializados de gosto duvidoso. pedir desculpas? pra que, se ele podia avançar com uma grosseira esbarrada, como se eu fosse seu adversário num jogo de futebol americano? era o que me faltava. logo eu, que já sonhei tanto com um final glorioso, morrer por causa de perdigoto de gente sem educação.

mas, ok. máscaras nucleares serão providenciadas e prometo ter ainda mais cuidado. por mim e também pelos colegas velhinhos daqui do prédio, que mais se assemelha a uma clínica geriátrica.

ainda tenho muito a perder e disso não estou nem um pouco interessado em abrir mão.

e você? onde quer estar quando o cometa voltar?

© 2024 Boteco do JB. All rights reserved.

Theme by Anders Norén.